Novo PCCV: Diretoria do Sindjus-MA reúne-se novamente com coordenador da Divisão de Planejamento do TJMA

16/03/2018 | 15:28
À direita, diretor de Mobilização Pedro Davi Araújo, e vice-presidente do Sindicato, George Ferreira. A esquerda, o juiz Cristiano Simas e servidoras da Divisão de Planejamento
O vice-presidente do Sindjus-MA, George de Jesus Ferreira, e o secretário de Mobilização do Sindicato, Pedro Davi Araújo, reuniram-se nesta quinta-feira (15), com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e coordenador da Divisão de Planejamento Estratégico, Cristiano Simas, para saber do andamento da atualização do estudo de impacto orçamentário para a possível implantação de ajustes no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário. O juiz informou que aguarda apenas despachar o assunto com o presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, o que poderia ocorrer já em reunião na tarde da mesma quinta-feira.

A Diretoria do Sindjus-MA já havia solicitado a atualização do estudo de impacto do novo PCCV ao coordenador da Divisão de Planejamento do TJMA, em reunião ocorrida no último dia 28 de fevereiro. Naquela ocasião, seis propostas contidas no projeto do novo PCCV foram apresentadas ao Planejamento Estratégico como consensuais e prioritárias para o Sindicato: a implementação da data base da categoria; a extinção do cargo de auxiliar judiciário e o enquadramento desses servidores na tabela salarial dos técnicos judiciários, para a solução definitiva do desvio de função e unificação das carreiras de apoio administrativo; a valorização dos adicionais de qualificação (treinamento, estudos especializados, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado); a valorização das progressões funcionais e adicional de insalubridade; a criação do auxílio creche e a criação da Comissão de Desenvolvimento das Carreiras.

“Estamos todos muito confiantes na tramitação e aprovação do projeto ainda este ano. A posição do Sindjus-MA é de apoio. Pois o projeto, que foi elaborado pela Comissão presidida pelo desembargador Lourival Serejo, já obteve o parecer unânime favorável da Comissão de Assuntos Legislativos, acompanhando o voto-vista do hoje presidente do TJMA, desembargador José Joaquim, e aguarda agora apenas uma posição final do Pleno Administrativo”, declarou George de Jesus.

Nova Tabela

Está em fase de construção e será disponibilizada na Área do Filiado em breve no Portal Sindjus-MA, um Simulador de rendimentos do Novo PCCV. Trata-se de um programa ao qual o servidor vai fornecer suas informações funcionais, como cargo, classe e padrão, adicional de tempo de serviço (5%, 10%, 15%), grau de escolaridade, entre outras. De posse dessas informações, o programa vai calcular quanto vai ser o salário do servidor, caso o novo PCCV seja implantado no Poder Judiciário do Maranhão.

O sistema primeiro gera a informação de quanto é o vencimento bruto atual do servidor e depois calcula qual seria o valor do vencimento bruto conforme as alterações previstas no projeto do PCCV. “O sistema vai ajudar o servidor a perceber o que implica na sua vida funcional a aprovação do novo plano de cargos”, afirmou o Presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins.
Versão para Impressão