Sindjus-MA participa de reunião do Conselho de Representantes da Fenajud

14/05/2018 | 18:09 - matéria visualizada 313 vezes
Reunião do Conselho de Representantes da Fenajud foi marcada por retorno de sindicatos
O Sindjus-MA participou, na última quarta-feira (9), de reunião do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), realizada em Salvador. Na ocasião, o entendimento de que os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Brasileiro precisam se unir para fortalecer a luta e enfrentar os intensos ataques contra a classe trabalhadora – por parte dos governos federal e estadual e Tribunais de Justiça - foi unânime. O assunto foi debatido incansavelmente na reunião. A oportunidade serviu ainda para a reaproximação do Sindjus-MA à Federação, estreitando assim o diálogo entre os filiados para debater estratégias de enfrentamento dos desafios da categoria.

O presidente do Sindicato, Aníbal Lins, acredita que este é o melhor caminho. Em entrevista ao Portal da Federação, ele disse que “é sempre melhor unir os trabalhadores. Estou muito honrado pelo convite da direção da Fenajud de nos reinserirmos na Federação. Estou muito agradecido e estamos aqui para somar”.

O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ), José Arruda, entidade que também estreitou os laços com a Federação, disse que, em 2017, quando decidiram fazer uma chapa para compor a nova gestão da entidade, uma das pautas prioritárias era unificar a luta a nível nacional, com os demais sindicatos do Brasil. Um dos primeiros atos, depois de eleitos e empossados, foi resolver a situação junto à Federação. “Hoje, com muita satisfação, nós viemos nesse encontro, com tudo resolvido, para trazer os pleitos locais e nacionais. Juntos temos mais forças para lutar por nossos direitos, acreditamos nisso.
 
Acreditamos que a unidade é o melhor caminho para alcançar as vitórias”.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Estadual de São Paulo (Sindjesp), Luiz Milito, afirma que o melhor caminho é seguir com a unidade das entidades em prol das lutas da classe trabalhadora. “Para nós é primordial uma Federação que unifica sindicatos de todo Brasil, com todas as regiões representadas. São Paulo ainda não faz parte porque não tem sindicato único, combativo e de luta que queira se agregar à Federação. Nós, o Sindjesp queremos ter essa participação. Viemos aqui para conhecer melhor as atividades da Federação e sua política”.

Como resultado da reunião, foram deliberadas as seguintes ações:

- Recomendar aos sindicatos filiados que fixem em 1º de Maio a data base dos servidores do judiciário;

- Retomar campanha para aprovação da PEC 147/15, de autoria do Dep. Vincentinho (PT-SP), sobre a participação de servidores efetivos e magistrados nas eleições diretas para a presidência de tribunais;

- A realização de Jornada Nacional de Luta dos Servidores do Judiciário em 25 de outubro, enfatizando os pontos:

    Democratização da justiça;

    Defesa do concurso público como via de acesso principal à carreira judiciária;

    Valorização dos servidores do judiciário;

- Trabalho pela aprovação da emenda ao Projeto de Lei que assegura a participação dos servidores no Conselho de Administração dos Fundos Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário;

- Proposta de reunião com a Fenajufe, para traçar ações conjuntas de combate à fragmentação de setores do judiciário.
Versão para Impressão