Núcleo de Carreiras do Sindjus-MA realiza reunião com Analistas Judiciários

18/06/2018 | 16:54 - matéria visualizada 689 vezes
Presidente em exercício do Sindjus-MA, George Ferreira, juntamente com o membro do Núcleo de Carreiras, Saulo Carneiro de Oliveira e o secretário de Mobilização e Articulação Regional, Pedro Davi Araújo, durante conversa com Eloísa Cardoso, também membro do Núcleo de Carreiras e o Analista Judiciário Wlisses da Silva, sobre as demandas da categoria
Em reunião ocorrida na última sexta-feira (15), o Núcleo Sindical da Carreira de Analista, do núcleo de carreiras do Sindjus-MA, discutiu com os servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) propostas para melhoria da carreira no estado. Esta foi a primeira reunião aberta do núcleo, que convocou os analistas judiciários para o fortalecimento da base em prol da valorização da categoria.

O objetivo da reunião foi identificar as necessidades e prioridades específicas dos analistas judiciários, de modo a incluí-las na pauta unificada dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. A principal demanda discutida durante a reunião foi a reparação das perdas inflacionárias para os servidores, que já está acumulada há praticamente três anos.

Foram debatidas ainda a compatibilidade salarial de acordo com o grau de complexidade da carreira de nível superior, garantindo ganho real no PCCV e a incidência ou não do imposto de renda no cálculo do limite prudencial para fins de cálculo da folha de pagamento do TJMA.

Membro do Núcleo de Carreiras do Sindjus-MA, Eloísa Cardoso descreve a reunião como principal fomento de discussões dentro da carreira. "O intuito é ouvir a realidade vivenciada em cada área de atuação, suas expectativas e sugestões de demandas que devem servir para embasar os pleitos do Sindjus-MA junto ao TJMA, uma vez que a carreira dos analistas é formada por servidores que desempenham diferentes funções e, embora haja interesses comuns, há ao mesmo tempo singularidade entre os cargos".

Também membro do Núcleo de Carreiras do Sindjus-MA, Saulo Carneiro de Oliveira evidenciou a presença dos analistas da área psicossocial na reunião, que fizeram um levantamento das dificuldades, principalmente em segurança, enfrentadas para cumprir as diligências do ofício. “Os assistentes sociais demonstraram suas dificuldades, de enfrentar condições de trabalho com veículos sem manutenção e até relato de acidentes. Há a necessidade de ter um cuidado maior com estes profissionais, com os meios institucionais dispostos pelo TJMA e com a proposta de verba de insalubridade e periculosidade”, completou.

Saulo destacou ainda a colaboração do sindicato na iniciativa, de junto com o núcleo das carreiras, realizar o encontro e ouvir as demandas dos servidores. “Agradeço a todos os presentes, principalmente os membros do Sindjus-MA para dar estrutura, porque o núcleo de carreira é a oportunidade que temos de diversificar a percepção das necessidades dos servidores, ainda mais o cargo de analista que tem um diferencial: é um cargo que reúne diversas especialidades. Logo, as demandas são plurais”, disse.

Presidente em exercício do Sindjus-MA George Ferreira, enfatizou a importância do Núcleo de Carreiras como painel para debate de propostas das categorias
Para o presidente em exercício do Sindjus-MA George Ferreira, o encontro foi proveitoso, sobretudo porque a categoria pode debater e trocar ideias sobre as propostas. “Algumas propostas discutidas foram enviadas por email pelos colegas analistas, outras surgiram presencialmente no encontro. Por isso que é tão importante o núcleo, para discutir as carreiras específicas à curto, médio e longo prazo, discutir melhores condições de trabalho incluindo as situações de saúde e financeira do servidor”, enfatizou.

Foi proposta entre os servidores e membros do núcleo de carreiras uma reunião específica com aos analistas da área psicossocial, para que sejam melhor definidas as demandas específicas da categoria.
Versão para Impressão