Com apoio de servidores, Fórum de Viana estimula prevenção de câncer de mama e de próstata

30/11/2018 | 16:58 - matéria visualizada 119 vezes
Servidores do Fórum de Viana e integrantes do grupo Os Bravos em atividade relativo ao Novembro Azul

Por iniciativa da Diretora do Fórum da Comarca de Viana, Juíza Odete Maria Pessoa Mota Trovão, e de servidores da 1ª e 2ª Varas Judiciais, diversas atividades foram realizadas para chamar a atenção da população sobre o valor da prevenção do câncer de mama e da próstata, durante a passagem do Outubro Rosa e do Novembro Azul, respectivamente.

Servidores em atividade do Outubro Rosa

No Outubro Rosa, uma caminhada realizada no dia 27, na Avenida Luís de Almeida Couto, contou com a participação de servidores e de representantes do grupo de corredores Os Bravos. No dia 31, servidores fizeram o plantio de sementes de Ipê Rosa nas dependências do Fórum. As mudas serão doadas ou plantadas pelos servidores em áreas públicas a partir de outubro de 2019.

Já o Novembro Azul contou com um calendário de atividades realizadas no último dia 27, durante o dia inteiro, e que tiveram o apoio do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA) e ampla divulgação por meio dos veículos de comunicação locais.

No mesmo dia pela manhã foram oferecidos serviços de saúde. Na sala de audiência da 2ª Vara Judicial foi realizada verificação de glicemia e medição de pressão arterial em servidores e pessoas da comunidade que compareceram ao evento.

O atendimento contou com o apoio de profissionais do Hospital Estadual José Murad (fotos) e da Farmácia Pague Menos de Viana. Foram realizados 55 atendimentos.



A partir das 15h, teve início uma roda de conversa sobre o câncer de próstata com o Médico Emanuel Travassos e, logo após, foi realizada outra roda denominada “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Evania Abreu. As rodas de conversa contaram com a participação dos servidores e de pessoas da comunidade.

Por fim, às 18h, outra caminhada foi realizada com a participação de servidores do Fórum de Viana e de membros da Defensoria Pública, advogados, representante do grupo de corredores Os Bravos e pessoas da comunidade, reunindo aproximadamente 60 pessoas. Ao fim da atividade, um lanche foi servido a todos os participantes, assim como para os guardas municipais e policiais militares que prestaram apoio durante todo o trajeto da caminhada.

A Diretora do Fórum da Comarca de Viana, Juíza Odete Maria, destacou a participação coletiva e entusiasmada dos servidores da Justiça que, tanto no Outubro Rosa, como no Novembro Azul, mobilizaram-se e contribuíram com frutas, doces, sucos e salgados na composição do lanche. “Sempre foi de minha vontade realizar atividades em datas comemorativas que tenham relação direta com a comunidade e envolver a população. O tempo é curto e a sobrecarga de trabalho nos paralisa, mas com a ajuda de todos fica mais fácil”, afirmou a magistrada.

Servidores no encerramento das atividades do Novembro Azul

A juíza Odete Maria também transmitiu mensagem da juíza Carolina de Sousa Castro, atualmente licenciada do cargo de titular da 2ª Vara Judicial de Viana, parabenizando todos os servidores pelo engajamento e participação coletiva nos eventos, e reafirmando o espírito de cidadania observado em todas as atividades desenvolvidas.
Versão para Impressão