Portal Sindjus-MA: área restrita ao filiados agora tem mais informações e serviços disponíveis

17/01/2019 | 11:19 - matéria visualizada 490 vezes
Se você estiver navegando em um desktop, isto é, em um PC ou notebook, ela vai estar na lateral direita; se estiver em um dispositivo móvel, basta rolar a tela e, um pouco mais abaixo, você vai encontrá-la (basta procurar a imagem ao lado). Estamos falando da Área do Filiado, uma página do Portal Sindjus-MA que é restrita ao filiados do Sindicato e na qual estão disponíveis informações importantes e serviços exclusivos. 

Na Área do Filiado é possível retirar o demonstrativo de despesas médicas para a declaração anual do imposto de renda; emitir declaração de filiação para sócios e dependentes; declaração de convênios (para o auxílio saúde); e também consultar seu extrato das despesas mês a mês com Planos de Saúde e Odontológico conveniados ao Sindjus-MA. Tudo isso com apenas alguns cliques! 

IMPOSTO DE RENDA

Com o demonstrativo de despesas médicas o servidor tem acesso a um extrato com todas as despesas médicas (relativas aos convênios do Sindjus-MA) realizadas durante o ano. São informações importantes para a declaração anual do Imposto de Renda e que irão auxiliar o servidor a abater suas despesas com saúde.



DECLARAÇÃO DE FILIAÇÃO PARA SÓCIOS E DEPENDENTES

Já as declarações de filiação para sócios e dependentes, que antes eram todas emitidas manualmente, e para tê-las em mãos os filiados precisavam ir até a Sede Administrativa do Sindicato, na Rua das Cajazeiras, em São Luís, ou aguardar que elas fossem enviadas pelos Correios, agora podem ser emitidas online, com a maior praticidade.

As declarações de filiação para sócios de dependente, geralmente, são necessárias para que o filiado ou um dependente dele possa comprovar o vínculo com o Sindjus-MA e usufruir das parcerias que o Sindicato dispõe com academias, instituições de ensino fundamental, médio e superior, cursos de línguas, hotéis e muito mais.

DECLARAÇÃO DE CONVÊNIOS 

A declaração de convênios atesta as despesas anuais que o servidor arcou para utilizar os Planos de Saúde e Odontológicos conveniados com o Sindjus-MA. As declarações de convênios estão disponíveis a partir do ano de 2017. Para anos anteriores, se o filiado quiser as informações, por enquanto, será necessário entrar em contato com a Secretaria Geral do Sindjus-MA por meio do telefone 3232 6454.

A declaração de convênios é necessária para a manutenção, renovação, inclusão ou para o ato de cancelamento do auxílio saúde.  Anteriormente, esse serviço era solicitado por e-mail e havia prazo para que o Sindicato atendesse ao pedido. Agora bastam poucos cliques e a declaração está disponível para impressão!


EXTRATO DE DESPESAS COM PLANOS DE SAÚDE E ODONTOLÓGICOS

Esse serviço dá acesso ao extrato mensal dos descontos no contracheque do servidor relativos aos planos de saúde e odontológico conveniados com o Sindjus-MA. As primeiras informações disponibilizadas são relativas a dezembro de 2018 e o sistema passará a ser alimentado mês a mês de agora em diante.

Importante! Se o filiado consultar o mês de dezembro de 2018, por exemplo, ele vai encontrar o valor que o Sindjus-MA pagou à operadora do plano naquele mês, mas que na verdade foi descontado no contracheque do servidor no mês anterior. Em outras palavras, quando consultar dezembro, o servidor vai ter que comparar as informações com o contracheque do mês anterior, isto é, de novembro.

“O extrato é uma ferramenta de transparência por meio da qual o Sindicato faz uma prestação de contas ao servidor. A gente demonstra o que foi lançado e faz a prestação de contas do mês anterior”

Márcio Luís Andrade, secretário-geral do Sindjus-MA

O Sistema

O sistema da Área do Filiado foi desenvolvido pela Análise Tecnologia, empresa de Tecnologia da Informação que assessora o Sindjus-MA. A empresa contou com as equipes da Secretaria Geral do Sindjus-MA e do Departamento de Convênios (foto) que identificaram as principais necessidades dos filiados para a utilização das parcerias e para a coleta de informações confidenciais que muitas vezes são necessárias na resolução de questões funcionais junto à Administração do TJMA, como no caso do auxílio saúde.

“Esse trabalho é uma parceria da Secretaria Geral com a Secretaria de Convênios. Nossa intenção é facilitar aos servidores o acesso a informações mais sigilosas e modernizar a atuação e a prestação de serviços do Sindjus-MA”, afirmou Andrade.


COMO ACESSAR A ÁREA DO FILIADO?


1. Clicar no link disponível na página inicial do Portal Sindjus-MA.

2. No primeiro acesso, a ÁREA DO FILIADO vai pedir para redefinir a senha, a qual será enviada para o e-mail pré-cadastrado no banco de dados do Sindicato. O sistema exibirá o e-mail para o qual será enviada a senha. Mas, caso o filiado não tenha e-mail cadastrado, será necessário manter contato com a Secretaria Geral do Sindjus-MA (98 3232 6454) e informar um.

3. O filiado então fará login com a matrícula do TJMA e a senha que terá recebida no e-mail.

4. Feito o login, o filiado seguirá para o PAINEL PRINCIPAL onde encontrará quatro links: INÍCIO, FINANCEIRO, CONFIGURAÇÕES e SAIR.

5. Ao clicar no link FINANCEIRO, o filiado verá as opções:

IMPOSTO DE RENDA,
DECLARAÇÃO DE FILIAÇÃO,
DECLARAÇÃO DE DEPENDENTES,
DECLARAÇÃO DE CONVÊNIOS
E EXTRATO.

Daí é só clicar na opção desejada!
 
Versão para Impressão