Sindjus-MA convida MPT para ser observador de consulta digital aos servidores sindicalizados

14/03/2019 | 00:07 - matéria visualizada 274 vezes
Artur Filho e Aníbal LinsO presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins, e o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Artur Estevam Filho (foto), protocolaram na manhã desta quarta-feira (13), na Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região (MPT), convite para que o Órgão participe como “observador da sociedade civil” no I Plebiscito Temático do Sindjus-MA. O convite também solicita ao MPT que envie representante à reunião preparatória que será realizada no próximo dia 20, quarta-feira, às 18h30, no auditório da sede administrativa do Sindicato, na Rua das Cajazeiras, 43, Centro de São Luís.

A realização do I Plebiscito Temático do Sindjus-MA foi definida durante webconferência com os Representantes Regionais do Sindicato ocorrida no dia 22 de fevereiro passado, com o objetivo de democratizar e ampliar ainda mais, e modernizar, a participação dos filiados nos processos decisórios da entidade. Essa forma consulta será realizada, exclusivamente, por meio digital. Na reunião preparatória do próximo dia 20 serão apresentados pontos importantes para a realização do certame, como o sistema de segurança da votação, custos de operacionalização e outros detalhes mais. 

Segundo o presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins, a consulta também objetiva aferir a opinião do filiados e definir políticas sobre assuntos de direto interesse da categoria. No I Plebiscito, os filiados serão consultados sobre três temas específicos: unicidade sindical; quotas de cargos comissionados para servidores efetivos; e democratização do poder judiciário e participação dos servidores das eleições para as mesas diretoras dos tribunais brasileiros. 

O MPT e outras instituições da sociedade civil que serão convidadas pelo Sindicato, como a Associação dos Magistrados do Trabalho (AMATRA), atuarão como observadores da votação por meio digital para garantir a idoneidade e transparência de todo o processo.
Versão para Impressão