Sindjus-MA convoca auxiliares judiciários para manifestação nas redes sociais

22/04/2019 | 19:12 - matéria visualizada 1006 vezes
clique e acesse o arquivo PDF
A Diretoria do Sindjus-MA está convocando todos os auxiliares judiciários de São Luís e de Comarcas do interior do Estado para protestar, a partir desta terça-feira (23), nas redes sociais, contra a extinção do cargo sem que haja o enquadramento dos servidores em tabela salarial semelhante à de técnico judiciário. A extinção do cargo está prevista na proposta do Novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), mas contará com o apoio do Sindjus-MA somente se estiver vinculada a essa nova tabela salarial.

A posição do Sindicato tem o objetivo de combater o desvio de função no TJMA. Na maioria dos casos, o desvio de função no Tribunal envolve auxiliares judiciários que, sem contrapartida nos seus vencimentos, executam atribuições dos técnicos judiciários.

Para a Diretoria do Sindjus-MA, a extinção do cargo e o enquadramento dos servidores em nova tabela é a melhor saída para acabar com o desvio de função. Essa solução é defendida há anos e consta, inclusive, na proposta para o Novo PCCV aprovada em março de 2016 pela Comissão de Assuntos Legislativos do TJMA.

Por outro lado, a extinção do cargo sem a definição de uma nova tabela gera o temor de que o desvio de função perpetue-se. “O projeto de lei sem ajuste na tabela salarial dos auxiliares para uma remuneração semelhante ao técnico institucionaliza de uma vez por todas o desvio de função no Tribunal de Justiça do Maranhão”, avalia o vice-presidente do Sindicato, George Ferreira.

Para chamar a atenção da Administração do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Sindicato convoca os servidores que hoje ocupam o cargo de auxiliar judiciário – tanto da Capital, como das Comarcas do interior do Estado – para que, nesta terça-feira (23), demonstrem sua insatisfação nas redes sociais do Sindicato.

Como participar
Vale para São Luís e comarcas do interior do Estado

1. O Sindicato convoca os servidores a irem para o trabalho vestindo preto;

2. Os servidores devem imprimir o cartaz eletrônico (formato pdf) disponibilizado no Portal Sindjus-MA (clique aqui ou clique na imagem no início do texto);

3. No decorrer do expediente, os servidores devem formar grupos – por setores ou Varas – e tirar fotos com o cartaz em mãos;

4. Por fim, devem enviar as fotos por WhatsApp para o número (98) 98751 9570.

As imagens serão utilizadas nas redes sociais do Sindicato para demonstrar a preocupação dos servidores com a extinção do cargo de auxiliar judiciário sem o devido enquadramento dos servidores em nova tabela salarial.

A Diretoria do Sindicato orienta que os servidores devem bater o ponto e trabalhar normalmente. O intuito, a princípio, é apenas chamar a atenção da Administração do TJMA para a situação de 1.092 servidores que hoje ocupam o cargo.

“Os servidores que ocupam o cargo de auxiliar devem mostrar sua cara para que a Administração do TJMA veja quem são essas pessoas que sofrem desvio de função. Se é para extinguir o cargo, vamos acabar de vez com essa distorção que é termos, em uma mesma secretaria, servidores exercendo atribuições iguais, mas recebendo salários diferentes”, afirmou George Ferreira.

Dicas para as fotos:

1. Faça fotos com o telefone na posição horizontal.

2. Aproxime o máximo, mas fique atento aos cantos da imagem para observar se ninguém ficou cortado.

3. Ao enviar a foto, informe a Comarca e o setor.



 
Versão para Impressão