Sindjus-MA acompanha debate sobre FEPA na Assembleia Legislativa

13/05/2019 | 18:49 - matéria visualizada 560 vezes
clique para ampliarO presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins, e o secretário-geral do Sindicato, Márcio Luís Andrade, acompanharam, nesta segunda-feira (13), audiência pública (foto) na Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA), que tratou da situação do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (FEPA). Para expor as ações do Governo do Estado e detalhar a situação do FEPA foram convidados o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Rodrigo Lago.

Em fevereiro passado, o Sindjus-MA já havia pedido a realização de audiência pública pela Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho, cujo presidente é o deputado Adelmo Soares (PCdoB), para discutir a Reforma da Previdência Social e o FEPA. O pedido foi levado ao conhecimento do deputado Rafael Leitoa (PDT), líder do Governo na Assembleia, que, na semana passada, convidou o Sindicato para acompanhar o debate na comissão.

Os secretários foram confrontados pelos deputados de oposição Adriano Sarney (PV), César Pires (PV) e Wellington do Curso (PSDB), mas a discussão foi comprometida pelo acirramento das posições políticas tanto de um lado quanto de outro. O Chefe da Casa Civil destacou que o Governo vem honrando seus compromissos, inclusive, o pagamento em dia de aposentadorias e pensões, enquanto os deputados de oposição acusaram o governo de fazer “má gestão” do FEPA.


Márcio Andrade, Rafael Leitoa e Aníbal Lins“Ficou comprovado o aumento do número de inativos no Estado hoje e obviamente esse número foi crescendo a cada ano, cresceu 70% nos últimos anos, e esses recursos para equilibrar as contas saíram da reserva do próprio servidor que é de onde o dinheiro tem que sair. E importa que o Estado vem conseguindo honrar esses compromissos”, afirmou o deputado Rafael Leitoa sobre o debate.

O presidente do Sindjus-MA acompanhou toda a audiência e aguarda agora a realização de novos debates. “A situação da Previdência está na ordem do dia e o Sindjus-MA vai acompanhar de perto esse debate e em sintonia com todo o movimento sindical brasileiro, no sentido de defender os direitos adquiridos dos trabalhadores no que tange às aposentadorias e pensões”, afirmou.
 
Versão para Impressão