Sindjus-MA participa de reunião sobre nova resolução para regulamentação do teletrabalho no TJMA

11/07/2019 | 13:16 - matéria visualizada 1156 vezes
Secretário-geral do Sindjus-MA, Márcio Luís Andrade, durante reunião da Comissão de Gestão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)O secretário-geral do Sindjus-MA, Márcio Luís Andrade, participou, nesta quarta-feira (10), de reunião da Comissão de Gestão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), da qual também é membro. A reunião foi coordenada pela analista judiciária, Alessandra Barbalho, que atua na Divisão de Direitos e Deveres da Diretoria de Recursos Humanos. O objetivo do encontro foi levantar impressões e sugestões do Sindjus-MA e também da Associação dos Analistas Judiciários do TJMA (Anajud) sobre a experiência do teletrabalho após um ano de duração do projeto piloto que contemplou servidores da carreira de nível superior. As sugestões colhidas serão consideradas para elaboração de uma nova resolução para a regulamentação do teletrabalho no Poder Judiciário do Maranhão.
 
Conforme Márcio Luís, após um ano de projeto piloto do teletrabalho no TJMA, a principal avaliação é que essa modalidade de trabalho à distância pode ser estendida para outras carreiras, isto é, também para técnicos e auxiliares judiciários, além dos analistas. “Analisamos a resolução como um todo, apresentamos as experiências vividas pelos servidores no regime de teletrabalho, sugerindo que o novo texto contemple essas situações, visando melhorar ainda mais essa modalidade de serviço. Além de apoiar e reforçar a inclusão dos cargos de auxiliares e técnicos judiciários no texto da nova resolução”, destacou.  
 
A analista Alessandra Barbalho explicou que as entidades contribuem com o olhar dos servidores e tem muito a acrescentar para a nova resolução. “Vocês estão nas frentes de trabalho; são os que fazem a representação dos servidores que estão em teletrabalho, sabem dos anseios e também dos problemas ocorridos, então essa comunicação entre o Tribunal e as associações e o Sindicato é de extrema importância para que a minuta seja efetiva e vantajosa para o Tribunal e para os servidores”, afirmou.
 
Além da ampliação do teletrabalho para outras carreiras, outros pontos debatidos foram a adequação da avaliação de desempenho para servidores em teletrabalho e a adequação das metas de produtividade no teletrabalho com a definição de percentuais mínimos e também máximos. “Isso para que o servidor contribua, melhore a produtividade do Poder Judiciário, mas também não receba metas inalcançáveis”, afirmou Márcio Luís.
 
O texto da nova resolução será analisado pela Comissão de Gestão do Teletrabalho e depois será levado para decisão do presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.
 
Além de Márcio Luís Andrade e Alessandra Barbalho, também participaram da reunião, a presidente da Anajud, Anne Cléa Mendes Ferreira Costa; e as servidoras da Divisão de Direitos e Deveres do TJMA, Lana Santos e Liana Costa.
 
Qualquer dúvida sobre o tema Teletrabalho, entrar em contato com o secretário-geral do Sindjus-MA, Márcio Luís Andrade, que se coloca à disposição dos servidores, no número (98) 99163-8377.
Versão para Impressão