Senadora Soraya Thronicke pede arquivamento do projeto do boleto bancário

15/10/2019 | 10:58 - matéria visualizada 372 vezes
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) pediu o arquivamento, na última quarta-feira (9), do seu projeto de lei (PL 3.814/19), que em síntese ressuscitava a MP do boleto bancário.

O texto fora apresentado no Senado logo depois que a MP do boleto perdeu eficácia.

Conteúdo do projeto
O projeto da senadora exigia autorização voluntária e individual para o recolhimento de contribuições para os sindicatos, seja sob a denominação de contribuição sindical ou quaisquer contribuições facultativas ou mensalidades previstas no estatuto ou em norma coletiva.

Estabelecia, também, que somente dos filiados poderiam ser exigidas a contribuição confederativa, a mensalidade sindical e as demais contribuições sindicais. E, por fim, revoga o direito de desconto em folha das contribuições para entidades sindicais.

O projeto foi arquivado.

Outro projeto
Ainda tramita no Senado, projeto de lei (PL 4.026/19), com esse mesmo teor. O texto é de autoria do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

O projeto está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça, sob a relatoria do senadora Rose de Freitas (Podemos-ES). Depois, vai ao exame da Comissão de Assuntos Sociais.
Versão para Impressão