Servidores de Tutóia solicitam apoio do Sindjus-MA para instalação de mais uma vara na comarca

3/12/2019 | 13:25 - matéria visualizada 290 vezes
Servidores da Comarca de Tutóia solicitam a instalação da 2ª Vara para atender a grande demanda processual da unidade, que também tem como termo judiciário o município de Paulino NevesEm visita do Sindjus-MA à Comarca de Tutóia, nesta terça-feira (03), os servidores relataram sobre a necessidade da instalação de uma segunda vara na comarca. São cerca de 8 mil processos para apenas um juiz, três técnicos judiciários e três auxiliares judiciários, mais dois oficiais de justiça. A unidade atende a uma população estimada de 80 mil habitantes, tanto em Tutóia quanto em Paulino Neves, que é termo judiciário de Tutóia.
 
“A população de Tutóia merece um retorno mais rápido do judiciário e da forma como está, isso não é possível. Muitos processos e poucos servidores”, ressaltou a técnica judiciária na Vara Única de Tutóia, Valderlene Vasconcelos.
 
A instalação da 2ª Vara também ajudaria na questão do déficit de servidores. O oficial de justiça Luís Sergio Andrade evidenciou a dificuldade para suprir a demanda processual em uma grande extensão territorial com apenas dois oficiais de justiça.
 
Servidores mostraram o espaço lateral pertencente à área do Fórum de Tutóia para ampliação da estruturaNa oportunidade, os servidores mostraram o espaço lateral pertencente à área do Fórum de Tutóia onde se pode construir um Salão do Júri, a 2ª Vara da Comarca e salas adicionais que atendam a necessidade dos servidores e da população.
Espaço lateral pertencente à área do Fórum de Tutóia onde se pode construir a 2ª Vara da Comarca 
Auxiliar judiciário Flávio Borges“Cheguei recentemente na comarca pelo concurso de remoção e notei uma grande distribuição processual, no entanto com servidores dispostos a trabalhar, e a darem mais de si, em prol da justiça e da população. E pensando nisso é muito viável a instalação de uma 2ª Vara em Tutóia”, destacou o auxiliar judiciário Flávio Borges.
 
O juiz titular da Comarca de Tutóia, Francisco Eduardo Girão Braga, já solicitou a instalação da 2ª Vara por meio da expedição de ofícios a diversos órgãos e ao próprio Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), no entanto a demanda nunca foi efetivada.
 
O Sindjus-MA vai protocolar ofício ao Tribunal de Justiça manifestando apoio ao pleito do magistrado para que a 2ª Vara seja instalada na Comarca de Tutóia.
 
Presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins“A comarca não é a única a enfrentar problemas com o excesso de processos e déficit de servidores, no entanto o local apresenta condições de ampliação estrutural para atender as demandas de forma mais célere a partir da instalação da 2ª Vara. Ouvimos da comarca que o Tribunal prioriza a instalação de novas varas em São Luís, colocando em segundo plano as comarcas em situação crítica como a de Tutóia, no interior do Estado” declarou o presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins.

Assista ao Vídeo:

Versão para Impressão