Inscrições para seleção ao mestrado em Ciências Socais PUC Minas - TJMA

​Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições do processo seletivo para o Mestrado Interinstitucional em Ciências Sociais, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)m, no Âmbito de cooperação.

690 visualizações

Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições do processo seletivo para o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Ciências Sociais, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), no âmbito de cooperação entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), para qualificação de profissionais de nível superior que atuam no Judiciário.

O Minter em colaboração com o TJMA é o primeiro do país proposto através de uma escola judicial. Os requisitos para elegibilidade de candidaturas, bem como os demais critérios para acesso e permanência, além das responsabilidades dos profissionais do Poder Judiciário beneficiários do Projeto de Cooperação ESMAM/PUC Minas, estão dispostos na Portaria ESMAM Nº 24/2021.

O curso destina-se a profissionais do TJMA, ocupantes de qualquer cargo, desde que na condição de estatutários e que tenham cumprido o estágio probatório, com graduação completa em qualquer área do conhecimento

VEJA O  EDITAL DE SELEÇÃO 061/2021 DA PUC MINAS

VEJA A PORTARIA ESMAM nº 24/2021

ACESSE A PÁGINA DO PPGCS da PUC MINAS

O Mestrado em Ciências Sociais tem como área de concentração “Cidades: Cultura, Trabalho e Políticas Públicas” e será ministrado nas sedes da ESMAM e da AMMA (Rua dos Búzios s/n - Calhau - São Luis - MA), inicialmente de forma remota.

Conforme o edital, a seleção será conduzida por comissão exclusivamente composta por docentes da PUC Minas, sendo exigido dos candidatos apresentação de documentos pessoais e de formação acadêmica, proposição de um pré-projeto de pesquisa, realização de entrevista por banca específica e prova de conhecimentos básicos de língua estrangeira (inglês ou espanhol). posgraduacao_esmam 

O início das atividades letivas está previsto para outubro deste ano, por videoconferência. Em  2022, as aulas serão presenciais, nas instalações da AMMA (Rua Búzios s/n – Calhau – ao lado da ESMAM), durante 5 dias a cada bimestre. Já as aulas online, representam 40% da carga horária total, realizadas mensalmente por videoconferência.

Em 2023, segundo o programa, os discentes se dedicarão à realização das respectivas pesquisas, às atividades de orientação junto aos docentes da Universidade e à elaboração das dissertações.  Ao final deste período, ocorrerão as defesas e a conclusão do curso. 

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas na Secretaria do PPGCS da Puc Minas, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (31)3319-4952; ou na Divisão de Pós-graduação e Pesquisa (PPGP-ESMAM), pelo telefone (98) 3182 8843 ou e-mail [email protected] .

Saiba mais sobre o Mestrado em Ciências Sociais

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em parceria com a ESMAM, promove, no dia 2 de setembro, o webinário A pesquisa em ciências sociais e suas contribuições para os sistemas de justiça. O evento on-line é destinado aos profissionais do Tribunal de Justiça e será transmitido pelo canal EAD-ESMAM no Youtube, a partir das 17 horas.

Além de ser um espaço para esclarecimentos sobre a estrutura do mestrado interinstitucional  em Ciências Sociais promovido por meio de cooperação entre o TJMA e PUC Minas, a temática do webinário evidenciará a importância da pesquisa no campo das ciências sociais, com ênfase em pesquisa empírica no direito e em abordagens interdisciplinares inerentes aos sistemas de justiça, como forma de fortalecer as capacidades dos profissionais e melhorar os serviços jurisdicionais.

Fonte: Ascom ESMAM