Sindjus-MA solicita o uso obrigatório de máscara nas dependências do Fórum Des. Sarney Costa

24/06/2022 | 12:23 - matéria visualizada 207 vezes
A Diretoria do Sindjus-MA, por meio de requerimento, solicitou nessa quinta-feira (23), que seja instituído, por meio de nova Portaria, o uso obrigatório de máscaras faciais nas dependências do Fórum Des. José Sarney, conforme medidas sanitárias não farmacológicas de contenção de Doença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dentre as quais destaca-se uso de máscaras faciais.
 
O pedido também se baseia na Portaria - TJMA 2.794/2022, que determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências da sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, considerando dados colhidos das Secretarias Estaduais de Saúde pelo consórcio brasileiro de veículos de imprensa, que constataram significativo incremento no número de novos infectados pela Covid-19 no Brasil.
 
Vale considerar, também, que a Rede Genômica Fiocruz divulgou novos dados a respeito de linhagens e variantes do vírus Sars-CoV-2 no Brasil, identificando a circulação daquelas com potencial de maior transmissibilidade, além de diversas situações de coinfecção pelo coronavírus e influenza, bem como casos de reinfecção.
 
O requerimento do Sindjus-MA justifica, ainda, o pedido como oportuno considerando a temporada dos festejos juninos – que, no Maranhão, se estenderá até o mês de julho (60 dias) – quando ocorre um aumento significativo de situações de aglomeração de pessoas e maior circulação turística, fator que facilita a proliferação da Covid-19.
 
Nesse contexto, a solicitação do Sindjus-MA atende a necessidade de minimizar os riscos de contaminação no ambiente de trabalho, principalmente, quando observados os registros de novos casos de contaminação por Covid-19 no quadro de servidores, tornando imprescindível a obrigatoriedade do uso de máscara, visto que a maioria dos servidores trabalha e transita rotineiramente em fóruns, sendo que o Fórum Des. José Sarney, o maior do estado, possui vasta circulação de pessoas.

“Entendemos que a medida de obrigatoriedade do uso de máscaras no Fórum de São Luís, assim como aconteceu na sede do Tribunal de Justiça, é importante e indispensável para a segurança de todos; servidores, magistrados, operadores do Direito e público em geral, dada a grande circulação de pessoas nesses locais. Não podemos descuidar diante do aumento no número de casos de Covid e outras infecções virais”, disse o presidente do Sindjus-MA, George Ferreira (foto).
Versão para Impressão