Sindjus-MA convoca Assembleia Geral Regional Itinerante Extraordinária

15/09/2022 | 09:00 - matéria visualizada 914 vezes


Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, a Diretoria do Sindjus-MA vai percorrer todo o Maranhão para realizar a ASSEMBLEIA GERAL REGIONAL ITINERANTE EXTRAORDINÁRIA com o objetivo de submeter à deliberação da categoria uma série de mudanças no Estatuto Social do Sindicato.

Essas mudanças são propostas da atual Diretoria do Sindjus-MA em razão da necessidade de alinhar o Estatuto à nova realidade social e econômica do país e, por consequência, às novas necessidades funcionais dos servidores da Justiça do Maranhão.

Outra questão preponderante é a necessidade de ajustar o calendário eleitoral do Sindicato que foi alterado em razão da Pandemia de COVID-19.

O Edital de Convocação da Assembleia Geral Regional Itinerante Extraordinária do Sindjus-MA foi publicado na edição de 29 de agosto de 2022 do Diário Oficial do Estado do Maranhão, página 28; e na página 14, da edição com a mesma data, do jornal O Imparcial.

Confira o arquivo original do Edital de Convocação em PDF.

PRESIDENTE DO SINDJUS-MA, GEORGE FERREIRA "As alterações no Estatuto que estamos propondo aos filiados e que esperamos que eles as aprovem são de suma importância para a boa governança do Sindicato. A maioria delas são proposições que, se aceitas pelo filiados, irão modernizar e tornar a administração da nossa entidade mais eficiente e participativa, e transparente também. Há a alteração específica na data das eleições e está muito claro porque nós estamos propondo isso, porque precisamos reorganizar o calendário eleitoral do Sindicato que foi alterado em face da Pandemia de COVID-19. E também queremos criar o Congresso Trianual do Sindjus-MA, um Fórum de definição da ação política do Sindicato. Espero que tenhamos sucesso. Acredito que o filiado vai entender o que estamos propondo e concordar, porque são propostas que objetivam o aperfeiçoamento do Sindicato", afirma o presidente do Sindjus-MA, George Ferreira.

SERVIDORES LIBERADOS

Por meio da Assembleia Itinerante, todos os filiados serão consultados, diretamente, em todas as Regiões do Estado.

A pedido do Sindjus-MA, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten; e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, autorizaram a utilização de espaços nos Fóruns de Justiça e a liberação de servidores filiados ao Sindjus-MA para a realização da Assembleia Geral Itinerante.

As decisões foram publicadas nos dias 31 de agosto (Corregedoria) e 2 de setembro de 2022 (TJMA) e oficiadas a todos os juízes diretores das Comarcas (confira o ofício).


PÁGINA DA ASSEMBLEIA GERAL ITINERANTE

As Comarcas de Bequimão, às 8h30, e São Bento, às 13h, serão as primeiras a receber a Assembleia Itinerante, na segunda-feira, dia 19 de setembro.

O Portal Sindjus-MA criou uma página específica que vai concentrar todas as informações relativas à realização da Assembleia Geral Regional Itinerante Extraordinária do Sindjus-MA.

Nessa página o servidor filiado ao Sindicato vai encontrar, tanto o cronograma completo da Assembleia, com local, data e horário da realização em cada comarca; como o detalhamento da Reforma Estatutária proposta pela Diretoria do Sindjus-MA.

À medida que a Assembleia chegar às Comarcas, a página também concentrará notícias e fotos.

Clique ou toque na imagem, acesse a Página da Assembleia Geral Itinerante e saiba quando o Sindjus-MA vai estar na sua Comarca.
Clique ou toque na imagem, acesse a Página da Assembleia Geral Itinerante e saiba quando o Sindjus-MA vai estar na sua Comarca.

REFORMA ESTATUTÁRIA


Se aprovadas em sua totalidade, as propostas da Diretoria devem resultar em 60 alterações no texto atual do Estatuto Social do Sindjus-MA, mas a maioria dessas mudanças ocorrerá por consequência de seis alterações principais (clique no item e tenha mais informações):

1. A instituição do Congresso Trianual do Sindjus-MA (CONSINDJUS-MA);

2. Mudança na data das Eleições Gerais do Sindjus-MA, para reorganização do calendário eleitoral do Sindicato, alterado por consequência da Pandemia;

3. A possibilidade de realizar Assembleia Geral presencial, virtual ou híbrida, que é uma adequação aos novos tempos;

4. A transformação de todas as Secretarias em Diretorias, extinguindo a desnecessária distinção entre Diretoria Executiva e Diretoria Plena;

5. A criação de duas novas diretorias: Diretoria de Combate ao Assédio Moral, Sexual, Preconceito, Violência e Discriminação e a Diretoria de Assuntos Socioambientais, uma necessidade identificada pelas demandas que chegam ao Sindicato;

6. E transformação da Tesouraria em Diretoria Financeira, uma nomenclatura que melhor reflete tudo o que deve ser desenvolvido nesse setor.

As propostas hora apresentadas pela Diretoria do Sindjus-MA aos filiados foram amplamente discutidas pela Diretoria Executiva e secretários do Sindicato.

A Resolução Sindjus-MA 003, de 17 de junho de 2022, criou a Comissão para Análise e Revisão do Estatuto Social do Sindjus-MA, a qual foi integrada pelo presidente do Sindjus-MA, George Ferreira; pelo vice-presidente, Fagner Damasceno, e pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Artur Estevam Araújo Filho.

A decisão de criar essa Comissão foi tomada em reunião da Diretoria Executiva realizada dois dias antes da publicação da Resolução Sindjus-MA 003. No dia 27 de julho, foi realizada a primeira reunião com Diretoria Plena do Sindjus-MA (Diretoria Executiva + Secretarias) para que a Comissão apresentasse a proposta de reforma do Estatuto.

E no dia 6 de agosto, após amplo debate, todas as propostas da Comissão foram aprovadas pela Diretoria Plena do Sindjus-MA.

CONFIRA  TODAS AS PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO NO TEXTO DO ESTATUTO SOCIAL DO SINDJUS-MA.
 
Versão para Impressão