Técnico judiciário e vereador da Cidade de Penalva recebe Medalha Top Legislativo
29/11/2022 | 17:14 - matéria visualizada 326 vezes
James Marques Amorim nasceu na Baixada Maranhense, mas na cidade de Cajari, que fica a pouco menos de 70 quilômetros de Penalva, que por sua está há 232 quilômetros de São Luís.
Foi eleito pela primeira vez em 2020, mas já apareceu como o vereador de oposição mais bem votado com 704 votos. “A gente iniciou nossa caminhada política a partir de 2020. Foi o primeiro mandato que a gente pleiteou e já estamos, portanto, finalizando o segundo ano desse primeiro mandato. Isso reflete o bom trânsito que temos entre a população, entre o povo penalvense”, afirma.
Conhecedor da realidade da Região e da cidade de Penalva, que possui pouco mais de 38 mil habitantes, James do Fórum explica que o mandato de vereador em uma cidade pequena é bastante limitado. “No Legislativo Municipal, diferentemente do Estadual ou Federal, não temos emendas parlamentares. E se compararmos com o que ocorre em cidades maiores, como São Luís, onde os vereadores possuem verbas de gabinete e podem destinar parte dessa verba para execução de projetos e ações, ainda que não seja essa a sua função originaria. Já o vereador de cidade pequena só tem o próprio salário para fazer isso e ajudar a população”.
E foi isso mesmo que ele fez. Dos 13 vereadores de Penalva, James do Fórum, em 2021, foi o que apresentou o maior número de requerimentos, indicações e projetos, mas, para além da atuação por meio de proposições, que nas palavras dele, “dão voz à parcela menos favorecida da sociedade”, o reconhecimento com o Prêmio Top Legislativo veio a partir da realização de ações e projetos sociais que James do Fórum bancou com o próprio salário de vereador.
Foram diversas ações sociais em benefício de setores vulneráveis da sociedade Penalvense. As ações mais conhecidas são os torneios de futebol – Copa James do Fórum, que foi realizada, em 2022, no Povoado do Jacaré e, que, em 2023, será no Povoado Ouro; e as ações sociais do Dia da Criança, no Jacaré, na sede de Penalva e no Povoado de Cutia. “Todas essas ações, tudo que a gente tem feito, são provenientes do nosso próprio salário de vereador”, afirma.
Tribunal de Justiça
/PENALVA%20em%2026%20de%20Setembro%20de%202022_%20(7).jpeg)
No dia 24 passado, veio o reconhecimento nacional de todo esse esforço e dedicação com a Medalha Top Legislativo. “Nossa trajetória política nos trouxe até aqui com conhecimento de causa, com o conhecimento da realidade de Penalva e de toda a Região da Baixada Maranhense. Nós sabemos de todas as dificuldades e por isso sabemos também que precisamos ir muito além da função de legislar ou de fiscalizar o Poder Executivo. Eu agradeço a Deus e ao povo penalvense que confiou a mim esse mandato de vereador”, concluiu.