ASSEMBLEIA GERAL | Categoria aprova por ampla maioria prestação de contas do exercício 2023 do Sindjus-MA

23/03/2024 | 12:05 - matéria visualizada 818 vezes
Filiadas e filiados do Sindjus-MA durante votação da prestação de contas de 2023Filiadas e filiados do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado Maranhão (Sindjus-MA) reunidos em Assembleia Geral, neste sábado (23), na Sede Social e Recreativa do Sindicato, na Grande Ilha, aprovaram, por ampla maioria (232 votos dos 241 filiados(as) presentes)a Prestação de Contas da Diretoria do Sindicato referente ao Exercício Fiscal de 2023, conforme cumprimento às regras estatutárias. 
 
Diretor financeiro do Sindjus-MA, Márcio Luís Andrade, durante a Assembleia Geral do Sindjus-MAPelo terceiro ano consecutivo as contas do Sindjus-MA fecharam em superávit. Ao fim do exercício financeiro de 2023, o excedente positivo registrado foi de R$ 756.436,76. O diretor financeiro, Márcio Luís Andrade, destacou a importância do modelo de planejamento orçamentário adotado pelo Sindjus-MA, que possibilitou investimentos pontuais.
 
Essa abordagem de orçamento só foi possível graças a uma mudança no planejamento feita em 2020, com execução em 2021, e tem trazido resultados positivos, a partir do tratamento rigoroso dos recursos e obediência ao orçamento aprovado, que possibilitaram investimentos nas sedes da entidade, beneficiando tanto as servidoras e os servidores quanto à sociedade, já que todo o serviço prestado pelo sindicato é devolvido à comunidade”, explicou o diretor Financeiro.
 
Contador Kleber Leite, da Modelo Contabilidade, durante a AssembleiaEm seguida, o contador Kleber Leite, da Modelo Contabilidade, empresa que presta assessoria contábil ao Sindicato, detalhou os documentos disponibilizados as filiadas e aos filiados para prestação de contas: o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstrativo do Superávit Acumulado, Comparativo entre Previsão e Efetivação dos Dispêndios e o Balancete Analítico.
 
Após a apresentação dos números, a Assembleia Geral abriu para a participação da categoria, manifestações de servidoras e de servidores e esclarecimentos por parte da Diretoria.
 
De acordo com o diretor financeiro do Sindjus-MA, Márcio Luís Andrade, o orçamento do Sindicato compreende o tripé: atividades administrativas, atividades político-sindicais e investimentos.
 
Márcio Luís AndradeAs atividades administrativas visam fortalecer e manter a estrutura administrativa do Sindicato funcionando. As atividades políticas são focadas na promoção e melhoria dos direitos das servidoras e dos servidores, enquanto os investimentos buscam o bem-estar social e o uso do patrimônio do sindicato pela categoria filiada e seus familiares. Apesar da racionalização do orçamento, conseguimos investir na melhoria da infraestrutura das sedes, como a obra de revitalização e ampliação da Sede Social de Imperatriz, que na última etapa incluiu o estacionamento do clube”, pontuou.
 
José Ribamar PachecoDepois da apresentação e das discussões, e antes de a prestação de contas ser colocada em votação, o presidente do Conselho Fiscal do Sindjus-MA, José Ribamar Pacheco Araújo, fez a leitura do parecer que recomendou a aprovação das contas.
 
Nós do Conselho Fiscal, enquanto representantes desse órgão fiscalizador, atuamos para zelar pelas finanças e pelo o patrimônio do Sindicato, além de fiscalizar a aplicação dos recursos, e consequentemente dos interesses dos sindicalizados. Então, de forma responsável, recomendamos a aprovação das contas que foram avaliadas pela categoria em Assembleia” destacou o presidente do Conselho Fiscal, Ribamar Araújo.
 
Após a leitura do parecer, o presidente do Sindjus-MA, George Ferreira, colocou a prestação de contas em votação. Após a aprovação do orçamento em Assembleia, e passadas as informações sobre pautas de interesse da categoria, o dirigente destacou que a participação das servidoras e dos servidores é sempre primordial para a efetividade da máquina sindical.
 
Acreditamos que a prestação de contas transparente e acessível é essencial para a manutenção da confiança e a participação ativa da categoria na vida sindical. Portanto, a presença de todas essas filiadas e esses filiados na Assembleia de Prestação de Contas, contribuindo com opiniões e fiscalizando a aplicação dos recursos do sindicato é de suma importância para continuarmos fortalecendo a luta em defesa dos direitos e interesses da categoria”, concluiu.
Versão para Impressão