Diretoria do Sindjus-MA destaca pautas em andamento e demandas de servidores durante visita a Comarca de Caxias
11/07/2024 | 13:40 - matéria visualizada 411 vezes
Nesta quarta-feira (10/07), a Diretoria do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA), representada pelo presidente George Ferreira e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, João Paulo Diolindo, esteve na Comarca de Caxias para cumprir uma agenda de trabalho através do programa Bem Perto do Servidor.



Em cada unidade visitada, o presidente do Sindjus-MA expressou gratidão, em nome de toda a Diretoria, pelo apoio dos servidores à campanha pela aprovação do Projeto de Lei que garantiu o reajuste de 10% nos vencimentos da categoria, além do pagamento retroativo.
Durante as diligências, os servidores apresentaram várias solicitações ao Sindjus-MA para intervenções junto ao Tribunal de Justiça. Entre as demandas focadas na saúde, os servidores destacaram a necessidade da implantação de um setor médico na Comarca de Caxias, com atendimento de clínico geral, cardiologista, endocrinologista e outras especialidades. Também foi solicitada a construção imediata de um refeitório no Fórum da Comarca, uma vez que o anterior foi adaptado para acomodar uma unidade, além da implementação de um espaço de convivência que possa oferecer uma quadra poliesportiva para os servidores.
Outra solicitação foi a implantação de internet livre não apenas no Fórum de Caxias, mas em todas as unidades da comarca, visando atender à população que frequenta os espaços do Judiciário e precisa se comunicar com advogados, solicitar transporte por aplicativo e outros serviços.
Quanto ao teletrabalho, os servidores também destacaram a rigidez das metas impostas aos colaboradores sob esse regime, bem como as cobranças frequentes dos supervisores, que excedem a carga horária estabelecida, com metas crescentes a cada ano. Eles solicitaram uma revisão do regime para adequar a produtividade ao teletrabalho.
Outro ponto abordado foi a questão da dedetização do Fórum de Caxias. Segundo os servidores, a dedetização está sendo realizada durante a semana, com o retorno dos funcionários à unidade antes do prazo de 24 horas estabelecido pela empresa prestadora do serviço.
Os servidores também propuseram que as diretorias dos fóruns sejam compostas não apenas por magistrados, mas também por servidores eleitos entre os próprios servidores. Além disso, mencionaram a mudança do Juizado Especial do fórum para outro prédio no centro da cidade, medida considerada inadequada pelos servidores, uma vez que há terreno disponível para a construção da unidade.



Durante as interações com os servidores, a Diretoria do Sindjus-MA também apresentou o cenário de negociação com o TJMA para os anos de 2024 e 2025, abordando a pauta econômica, reposição inflacionária nos vencimentos dos servidores e servidoras; publicação de novo edital para conversão de licença-prêmio em pecúnia; concessão de abono natalino em dezembro; reajuste no auxílio-alimentação; reajuste no auxílio-saúde em 10%, baseado no vencimento dos juízes substitutos; auxílio saúde para aposentados e pensionistas; e implantação imediata das alterações da Resolução 500/2023 do CNJ, que visam cuidar da qualidade de vida e saúde de pessoas idosas, com deficiência ou portadoras de doenças graves