Menção Honrosa: Sindjus-MA homenageia Iracema Vale com Prêmio Agnaldo Nunes

6/02/2025 | 09:04 - matéria visualizada 294 vezes


A deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, é uma das grandes homenageadas com o Prêmio Agnaldo Nunes na categoria Menção Honrosa. A premiação reconhece personalidades que se destacam pela defesa dos direitos dos servidores públicos e pela contribuição significativa ao serviço público.

Nascida em São Luís em 18 de junho de 1968, Iracema Cristina Vale Lima é enfermeira e funcionária pública federal. Começou sua caminhada política em 2000, quando foi eleita vereadora em Urbano Santos, cargo para o qual foi reeleita em 2004. Em 2012, tornou-se prefeita da cidade e teve seu mandato renovado pelos eleitores em 2016, consolidando-se como uma gestora comprometida com o avanço da educação, infraestrutura, cultura e geração de emprego e renda.

Durante sua gestão como prefeita, desenvolveu importantes projetos, como a ampliação das estradas municipais, apoio à agricultura familiar e incentivo às manifestações culturais locais. Sua atuação lhe rendeu três premiações de Prefeita Empreendedora pelo Sebrae, um reconhecimento ao seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico.

Eleita deputada estadual em 2022 com a maior votação do Maranhão com 104.729 votos, Iracema Vale assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, sendo a primeira mulher a assumir esse posto nos 190 anos da Assembleia Legislativa, onde foi reeleita para mais um biênio de 2025/2027 e, desde então, tem liderado iniciativas essenciais para a valorização do funcionalismo público. Entre suas principais ações à frente do Legislativo estadual, destaca-se a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores da Assembleia, um pleito histórico que aguardava solução havia duas décadas.
Com a atualização do PCCV foi feita a organização dos padrões remuneratórios, com diminuição do prazo de progressão, acréscimo de mais uma classe funcional e aumento no ganho de cada faixa (de 2,5% para 3%, nos casos de progressão, e 5% nas promoções). Também foi feito o reconhecimento por lei dos reajustes salariais concedidos por via judicial referentes aos percentuais de 21,7% e 6,1%, proporcionando igualdade de remuneração e segurança jurídica. Outra mudança foi a atualização da tabela dos adicionais de qualificação em 15% e a criação da gratificação por especial desempenho. Também fica garantida a previsão em lei do reajuste no valor do adicional de qualificação e da função gratificada sempre que houver reajuste no vencimento.

Mas a luta pela valorização dos servidores não se limitou à atualização do PCCV. Sob a gestão de Iracema Vale, também foram promovidas melhorias na Assembleia Legislativa como a realização de concurso público, a implantação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), a reabertura do restaurante da Assembleia e a ampliação dos serviços de saúde para servidores e seus dependentes.

Com a sua atuação destacada na Assembleia Legislativa, Iracema Vale tem se mostrado uma liderança aberta ao diálogo com entidades representativas, incluindo o Sindjus-MA. Sua disponibilidade em receber o sindicato e discutir pautas relevantes tem sido fundamental para a valorização dos servidores do Judiciário, contribuindo para a tramitação e aprovação de Projetos de Lei que garantem direitos e melhorias para a categoria.

Ao receber a notícia da premiação na categoria Menção Honrosa através da direção do Sindjus-MA, a deputada Iracema Vale agradeceu e confirmou a presença na IV edição do Prêmio.

"Fico muito lisonjeada com a premiação e, é claro, que estarei presente. Este prêmio representa não apenas um reconhecimento ao nosso trabalho, mas, sobretudo, à luta de todos os servidores públicos que diariamente se dedicam ao fortalecimento do serviço público. Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando pelo diálogo, pela valorização e pelos direitos desses trabalhadores que são a base do funcionamento das nossas instituições", destacou Iracema.

O baile de 31 anos do Sindjus-MA e a IV edição do Prêmio Agnaldo Nunes acontecem no dia 15 de março, a partir das 21 horas, no Pallazo Eventos.
Versão para Impressão