Sindjus e TJMA discutem demandas da categoria

Os presidentes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA), Anibal Lins, e do Tribunal de Justiça (TJMA), Cleones Cunha, estiveram reunidos nessa quinta-feira (16) para conversar sobre demandas da categoria de servidores. O encontro é resultado de um pedido formulado pela entidade sindical e aconteceu na sede do Judiciário, tendo na pauta assuntos como permuta cruzada, concurso de remoção, restituição de valores da greve de 2015, teletrabalho e resolução sobre atribuições dos cargos.

2.188 visualizações
Ednésio, Rogerio Carlos, Anibal Lins, George de Jesus, Artur Filho, Pedro Davi, Igor SergioOs presidentes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA), Anibal Lins, e do Tribunal de Justiça (TJMA), Cleones Cunha, estiveram reunidos nessa quinta-feira (16) para conversar sobre demandas da categoria de servidores. O encontro é resultado de um pedido formulado pela entidade sindical e aconteceu na sede do Judiciário, tendo na pauta assuntos como permuta cruzada, concurso de remoção, restituição de valores da greve de 2015, teletrabalho e resolução sobre atribuições dos cargos.
 
Com apoio de uma comitiva da entidade, Anibal Lins apresentou e explicou o porquê de cada das demandas, algumas urgentes. “A maioria das solicitações que trouxemos hoje à Presidência do TJ foi ouvida durante a realização das 32 assembleias regionais que fizemos nos meses de janeiro e fevereiro. Elas não são fruto de projeto pessoal ou apenas da Diretoria do sindicato, mas de toda categoria que permanece unida”, destacou o presidente do sindicato.
 
O presidente Cleones Cunha recebeu e debateu cada uma das propostas, assegurando que dará encaminhamento para análise da viabilidade de implementação das medidas. Sobre a permuta cruzada, cuja proposta original foi levada ao TJMA ainda em setembro de 2016 e ainda se encontra sem definição, ele disse que o projeto está sob estudo para verificar a legalidade e possibilidade de implantação.
 
A permuta cruzada já é praticada em outros órgãos da administração pública e garante que servidores do mesmo cargo façam permutas de forma indireta. Como exemplo, imagina-se um servidor da Comarca de Imperatriz que queira mudar para São Luís; um de São Luís que tenha interesse em mudar para Santa Rita; por fim, o de Santa Rita que tenha interesse em ir para Imperatriz. Nesse caso, eles poderiam fazer as trocas de forma que cada um ocupasse a vaga deixada pelo outro, sem a necessidade da permuta se dar exclusivamente entre dois servidores, como ocorre atualmente.
 
REMOÇÃO
 
A remoção é um mecanismo previsto em lei que os servidores utilizam para mudar sua lotação entre unidades judiciais. Atualmente não há qualquer concurso de remoção em andamento e o pedido do Sindjus-MA é justamente para que o TJMA organize o seletivo, algo muito aguardado pela categoria.
 
Cleones Cunha afirmou que está em fase final uma nova resolução sobre os concursos de remoção, com a possibilidade de regulamentação, no mesmo ato, da permuta cruzada. A previsão é que esse concurso aconteça ainda em 2017.
 
RESTITUIÇÃO VALORES
 
Neste mês de fevereiro o Sindjus-MA conquista uma importante vitória, pois assegura a restituição nos contracheques de parte dos valores descontados em razão da greve de 2015, mobilização que reivindicava inúmeros direitos da categoria, dentre eles a reposição inflacionária do ano anterior.
 
As restituições ainda não são completas, pois têm como base uma liminar concedida pelo desembargador Jorge Rachid e atinge apenas alguns dias da paralisação. O período referente aos demais dias descontados ainda se encontra em discussão judicial e pode ser solucionado em breve, caso haja acordo na audiência de conciliação entre o TJMA e o sindicato.
 
No entanto, alguns servidores que participaram da paralisação e assinaram o ponto paralelo ainda não tiveram os valores lançados na prévia do contracheque publicado nessa quinta-feira (16). O Sindjus está fazendo o levantamento das pendências e encaminhará ao TJMA o pedido de restituição daqueles que ficaram fora da triagem realizada pelo órgão.
 
“Nos próximos dias vamos concentrar esforços e no levantamento das pendências e encaminhar ao tribunal. Todos os servidores que participaram da greve e assinaram o ponto paralelo têm direito a perceber essa restituição e não tenho dúvidas de que ela será feita. Acreditamos na boa vontade da administração neste momento de diálogo e vamos colaborar para a correção desse problema”, garantiu Anibal Lins.
 
TELETRABALHO
 
Sobre o pedido para regulamentação do teletrabalho encaminhado pelo Sindjus-MA ao tribunal, o presidente Cleones Cunha disse que em reunião recente com a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Carmem Lucia, foi pedido que os tribunais dessem prioridades a outros assuntos mais urgentes, a exemplo do aperfeiçoamento da execução penal.
 
No entanto, ele confirmou que o estudo sobre essa modalidade laboral – que permite que o servidor realize seu trabalho fora da unidade a qual é vinculado – está adiantado e que em breve deve haver regulamentação da matéria.
 
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
 
Um pedido do Sindjus-MA ao CNJ pede a análise e um posicionamento do órgão superior sobre a Resolução 03/2017 TJMA, que define atribuições dos cargos que compõem o quadro de servidores efetivos do Judiciário estadual.
 
Para o sindicato, a norma não contempla a realidade vivida principalmente nas unidades judiciais, tendo sido definidas de forma aleatória. A proposta da entidade é que sejam realizadas audiências ou seminários com a efetiva participação dos servidores para que essas atribuições sejam definidas de forma conjunta e sejam coerentes com as rotinas de trabalho atualmente consolidadas.
 
Cleones Cunha disse não haver qualquer problema nesse sentido, e que esse debate pode ocorrer. Ele destacou, no entanto, que vai aguardar o posicionamento do CNJ sobre a representação do Sindjus. Por sua vez, Anibal Lins manifestou todo apoio necessário na realização do evento com os servidores.
 
Lins demonstrou estar satisfeito com a receptividade das demandas e espera que as soluções ocorram com maior brevidade possível. “Tratamos de assuntos de muito interesse de toda a categoria. O presidente do TJMA tem demonstrado um espírito muito colaborativo e sensível a essas demandas. Esperamos que esse diálogo seja a tônica na relação da administração com a representação da categoria daqui por diante. É importante que as melhorias sejam alcançadas dentro de um processo cada vez mais participativo”, concluiu.