Apesar das pressões, Sul do Maranhão confirma adesão à greve no TJMA
7/08/2011 | 00:00 - matéria visualizada 336 vezesServidores do Tribunal de Justiça lotados em Grajaú, Barra do Corda, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, São Raimundo das Mangabeiras, Paraibano, Colinas, São João dos Patos, Mirador, Porto Franco, João Lisboa e Riachão, entre outras, estiveram reunidos neste final de semana com dirigentes do Sindjus-MA para organizar a participação das comarcas do Sul do Maranhão na greve geral da categoria.

Em cada comarca foi escolhido um servidor que atuará como elo entre os funcionários do fórum local e o Comando de Greve, em São Luís. Nas reuniões dos servidores das comarcas do Sul do Maranhão com os dirigentes do Sindjus foram organizados os "arrastões contra o calote": grupos de servidores que visitarão as comarcas vizinhas para incentivá-las a participar da paralisação, até que o Tribunal de Justiça atenda as reivindicações da categoria.
SERVIDORES DENUNCIAM ASSÉDIO
Durante as visitas, houve relatos de que servidores que estão sendo pressionados por magistrados para não participarem da greve. Segundo denúncia recebida pelos dirigentes do Sindjus-MA, alguns magistrados argumentam que querem "produtividade" dos trabalhadores, que a categoria deveria se empenhar em ganhar o "décimo quarto salário" prometido pela administração do Tribunal de Justiça e que "servidor público estadual não pode fazer greve".
Para Anibal Lins, presidente do Sindjus-MA, essa postura de alguns magistrados por i
nteresses pessoais, pois estariam preocupados na verdade em garantir a sua própria produtividade. "Portanto, ninguém deve dar ouvidos a essa argumentação incoerente, já que os juízes mesmos estão ameaçando fazer greve, a partir de setembro, para garantir o reajuste dos seus subsídios. De fato, eles não estão nem um pouco preocupados com os servidores e sim consigo mesmos. Se estão pressionando os servidores para que não participem da greve é porque não têm qualquer compromisso com a qualidade de vida e nem com a efetiva valorização dos trabalhadores, pois nossos direitos estão sendo diariamente desrespeitados pela atual direção do Tribunal de Justiça", completou o sindicalista.
TODOS JUNTOS CONTRA O CALOTE
Na última sexta-feira, os servidores da comarca de Balsas visitaram - voluntariamente - as comarcas de São Raimundo das Mangabeiras, Alto Parnaíba e Tasso Fragoso, garantindo a adesão dos trabalhadores desses fóruns para a greve.
No sábado, os servidores de Grajaú indicaram o oficial de justiça Guimarães como coordenador a
greve na comarca e confirmaram participação no movimento. Em Barra do Corda, as duas Varas Judiciais confirmaram adesão total ao movimento e os trabalhadores ocuparam todos os meios de comunicação da cidade para comunicar a deflagação da greve, partir do dia 09 de agosto. O escolhido para coordenar a greve na comarca foi o técnico judiciário Francisco José.
Neste domingo (07/08), os servidores da Justiça lotados em Colinas, Passagem Franca, Mirador, Paraibano e São João dos Patos decidiram em reunião plenária com a presença do presidente do Sindjus, Anibal Lins, que reforçarão a mobilização nas comarcas vizinhas. Para isso, os servidores vão realizar o "arrastão contra o calote" nos fóruns do Sertão. Ficou decidido ainda que todos os servidores que não estiverem no plantão dos serviços essenciais deverão se deslocar para a capital, com o objetivo de reforçar a greve da categoria em São Luís.
Na oportunidade, os servidores se comprometeram ainda em garantir o funcionamento da distribuição judicial e o plantão de um oficial de justiça por comarca para cumprimento apenas das liminares urgentes. Ninguém vai bater o ponto eletrônico. Os servidores assinarão apenas o Ponto Paralelo da greve.

