SINDJUS-MA adere à campanha Outubro Rosa

1/10/2015 | 11:26 - matéria visualizada 3922 vezes

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS-MA) aderiu à campanha de conscientização do câncer de mama Outubro Rosa, como forma de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento da doença. Até o final de outubro, o site do sindicato e as redes sociais estarão com a cor rosa em destaque em alusão à campanha.

Origem
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade na iniciativa.
Diagnóstico Precoce

A mamografia nada mais é do que a radiografia das mamas, o que pode revelar possíveis alterações nesta parte do corpo. O procedimento é realizado através de uma compressão das mamas, de forma suportável, para detecção de nódulos e tumores. A mamografia faz parte de um conjunto de ações que auxilia no diagnóstico do câncer, sendo o principal e mais importante exame de diagnóstico.

Todas as mulheres acima dos 40 anos devem realizar este procedimento todos os anos, visto que o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de garantir um tratamento com altas chances de cura. A mamografia pode ser realizada no HCP,  de forma inteiramente gratuita, mesmo para as mulheres que não apresentam quadro de suspeita. Basta procurar o setor de Triagem do hospital, portando os documentos citados acima e levando exames anteriores, se possível. Os requisitos são: ter mais de 40 anos de idade e não ter realizado a última mamografia há menos d um ano.

Incidência
Este é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. Ele representa cerca de 30% dos casos de neoplasia em Pernambuco, e 20% em todo o país. Para 2015, são esperados mais de 2 mil novos casos no Estado, e mais de 57 mil novos casos no Brasil.

Fator de Risco
A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama, além de hábitos de vida nocivos à saúde. Entre outros fatores de risco estão: histórico familiar de câncer de mama e ovário, alteração genética, menopausa após os 55 anos, obesidade após a menopausa, sedentarismo, exposição frequentes a radiações ionizantes (raios-x) e terapias hormonais.

Riscos
- Idade superior a 40 anos
- Aumento na densidade mamária
- Histórico de câncer de mama em parentes de 1º grau (mãe ou irmã)
- Histórico de câncer de ovário na família
- Descoberta de hiperplasia atípica em biópsia mamária
- Exposição à radiação ionizante para tratamento de doenças como Hodgkin e Linfoma

Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de mama pode acontecer de duas formas: através de um exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultra-som ou ressonância). Uma vez que ocorre a suspeita, o médico mastologista realiza uma biópsia para comprovar. Esta biópsia pode ser feita através de uma pequena cirurgia ou até mesmo com agulhas. Neste procedimento são retirados pedaços do tumor e encaminhados para uma análise do médico patologista, responsável pelo diagnóstico.

Uma vez diagnosticado o câncer, serão necessários exames complementares para detectar a progressão da doença no corpo. Também será necessária a realização de exames de sangue, Raio-x de tórax, Ultra-som de abdome e cintilografia óssea, entre outros exames, a depender de cada caso e das suas especificidades. Importante: a ressonância e o ultra-som  não substituem a mamografia, apenas auxiliam na descoberta da doença.

Com informações do Hospital do Câncer de Pernambuco.
Ícone de ImpressãoVersão para Impressão