Força Tarefa da Operação Lava Jato pede informações sobre pagamento de precatórios judiciais ao TJMA

4/11/2015 | 19:21 - matéria visualizada 2713 vezes
A Vice-PGR Ela Wiecko de Castilhos é a coordenadora da força tarefa que, no âmbito do Ministério Público Federal, conduz as investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO.A Vice-Procuradora Geral da República Ela Wiecko de Castilhos enviou ofício à Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Desembargadora Cleonice Silva Freire, com pedido de informações, no prazo limite de dez dias, para que esclareça sobre o pagamento de precatórios judiciais pelo Estado do Maranhão.

A iniciativa da Vice-PGR atende a um pedido de investigação formulado pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão – SINDJUS/MA, tendo em vista o indiciamento do ex-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, João Abreu, preso recentemente pela Polícia Civil do Maranhão, como suposto recebedor de propina para favorecer o pagamento pelo Estado do Maranhão de precatórios judiciais a empresas particulares.

Nessa operação também foi preso pela Policia Federal o doleiro e lobbista Alberto Youssef, como operador do esquema e pagador da propina.

Todavia, o que até o momento ninguém esclareceu, foi a eventual participação, ou não, de membros do Poder Judiciário, magistrados ou servidores, nessa aparente quebra da fila legal dos precatórios judiciais no Estado do Maranhão para favorecimento ilícito.

No intuito de buscar esclarecer a completa verdade dos fatos, o SINDJUS-MA requereu à Procuradoria Geral da República – PGR, que encaminhasse todas as providências suficientes e necessárias para a plena elucidação desses fatos, que são de absoluto interesse público.
Ícone de ImpressãoVersão para Impressão