Nova composição reforça poder agregador e perfil democrático da Diretoria do Sindjus-MA

30/06/2023 | 11:26 - matéria visualizada 957 vezes
Gerson Lelis Costa e Andresandro Resende Rosendo
A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA) conta com nova composição, com a eleição dos servidores Andresandro Resende Rosendo (diretor de Esportes) e Gerson Lelis Costa (vice-diretor Financeiro). A eleição dos novos integrantes aconteceu no último sábado (24/6), durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada na Sede Social (Estrada da Raposa), convocada para recomposição dos cargos vagos que não possuíam suplentes.
 
Eleitos pela maioria das servidoras e servidores presentes na Plenária, seguindo todos os critérios estatutários, os perfis dos eleitos agregaram ainda mais credibilidade e confiança no trabalho da atual Diretoria. Isso porque os novos membros, que concorreram em outras chapas na última eleição e no início da gestão chegaram a fazer oposição à Diretoria, reconheceram que o cenário mudou e que, hoje, veem um Sindicato forte, atuante e democrático.
 
Essa é justamente a visão que tem o novo diretor de Esportes e Lazer, Andressandro Rosendo, que tem uma atuação participativa no movimento sindical. Ao colocar seu nome à disposição para compor a Diretoria, destacou que fez oposição na eleição passada, mas que constatou a mudança de perfil na atuação do Sindicato. Atualmente, segundo ele, o Sindjus-MA é vista como Entidade democrática, transparente e que tem alcançado conquistas pela via do diálogo com a Administração, abrindo portas que antes estavam fechadas.
 
Andresandro Resende Rosendo “De um modo geral, acredito que mudou tudo, desde a filosofia de trabalho até às estruturas físicas que foram revitalizadas, como nossa Sede Social da Raposa, da qual sou frequentador. São nítidos os avanços nessas áreas, bem como nas pautas econômicas, que tivemos ganhos com essa nova gestão. Se retrocedermos nos últimos três anos, vamos lembrar que nem éramos recebidos pelo TJ para debater nossas pautas. Fiz parte da oposição na última eleição, porém, digo com convicção que, apesar da nossa derrota, o Sindjus ficou em boas mãos e, talvez, a chapa da qual fiz parte não fosse capaz de desenvolver o bom trabalho que está sendo feito por essa gestão”, reconheceu o novo diretor.
 
Ao lembrar das conquistas e melhorias recentes, o novo diretor de Esportes também destacou a confiança no trabalho desenvolvido pela Diretoria. “Acredito muito nessa gestão e na capacidade de resolver e avançar nas nossas demandas junto ao TJ, pois vejo pessoas preparadas e experientes juntas de pessoas que estão chegando agora com vontade de somar e de lutar por nossas pautas”, concluiu Andressandro.
 
Para George Ferreira, presidente do Sindjus-MA, esse é o perfil de uma Diretoria que ousou agir sem amarras e cabrestos, visando atuar de forma independente, guiada pelo espírito democrático e pela gestão austera e íntegra, princípios basilares de uma entidade representativa na defesa dos interesses de servidoras e servidores. Segundo ele, foi um grande desafio enfrentado, mas que prevaleceu o entendimento de que o Sindicato precisa ser forte e atuante, ao mesmo tempo democrático e aberto ao diálogo com a Administração.
 
“Quando assumi a Presidência, deixei claro que a nossa Diretoria iria se guiar pela defesa dos direitos da categoria e em apoio a filiadas e filiados que necessitassem da intervenção da Entidade para garantir um direito líquido e certo. Resgatamos a democracia no Sindicato, como fruto de uma vontade coletiva, com pessoas que pensam na mesma direção. Esse, por si só, já é um movimento seletivo, que agrega pessoas que pensam na categoria e afasta aqueles que enxergam o Sindjus como parte de um projeto de poder ou pessoal”, frisou o presidente.
 
O novo vice-diretor Financeiro, Gerson Lelis, que chegou a concorrer ao cargo de Vice-Presidente em eleição anterior, destacou que o mais importante é a luta pela categoria e não a vaidade que leva a buscas pessoais. Ele ressalta que sempre foi favorável às causas coletivas e à retomada do diálogo entre Sindicato e Administração do TJMA. Além disso, destacou que somente a união, a luta e o diálogo permanentes vão garantir as vitórias tão necessárias e esperadas por servidoras e servidores.
 
Gerson Lelis Costa “Colocamos o nosso nome para que pudesse ser avaliado pelos colegas servidores nas eleições anteriores, o que é algo legítimo. Porém, com a vitória da atual Diretoria naquele pleito e com o desenvolvimento do trabalho realizada, observei que aquilo que nossa chapa buscava na campanha, estava e está sendo contemplado pela gestão atual. Isso fez com que o meu posicionamento fosse de me juntar a esse propósito para dar minha contribuição, para que juntos possamos fortalecer a luta pela nossa categoria”, frisou.
 
Lelis destacou a forma como foi recebido e integrado nas discussões acerca das pautas de luta pelas quais o Sindicato vem envidando esforços e reconheceu a atuação diligente do presidente George Ferreira. “Nós temos um presidente atuante e democrático, o que já é possível sentir mesmo no curto espaço de tempo que faço parte da Diretoria. É uma situação que me deixa confortável para servir, apresentando sugestões na busca da valorização da categoria”, finalizou o vice-diretor Financeiro.
 
Os novos nomes fortalecem o trabalho do Sindicato em um momento que a Entidade está envolvida em pautas essenciais para atender às necessidades de servidoras e servidores, a exemplo da integral implantação do PCCV. Também existem pautas específicas voltadas para as diferentes classes, que vem sendo debatidas com o TJMA, além da necessária discussão acerca das perdas inflacionárias, cuja data-base, prevista no PCCV, deve garantir uma solução para reduzir o acúmulo ao longo dos anos.
Ícone de ImpressãoVersão para Impressão