Sindjus-MA realiza 3º Encontro de Comissárias e Comissários de Justiça da Infância e Juventude com o tema “A carreira do Comissário no Contexto da Justiça 5.0”
23/05/2025 | 13:19 - matéria visualizada 398 vezes.png)
Na manhã desta sexta-feira (23), o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA) promoveu o 3º Encontro de Comissárias e Comissários de Justiça da Infância e Juventude, com o tema “A carreira do Comissário no Contexto da Justiça 5.0”. O evento foi realizado no Salão do Júri do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, em comemoração ao Dia do Comissário de Justiça da Infância e Juventude, celebrado anualmente em 20 de maio.
Com apoio institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), o encontro reafirmou a valorização e o reconhecimento do papel fundamental dos comissários na promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes no âmbito do Judiciário maranhense.Palestras
A programação foi aberta com a palestra da técnica judiciária e coordenadora de Finanças e Pessoal da CGJ-MA, Diana dos Santos Teles, que abordou o tema “Central Multidisciplinar da Justiça 5.0”, destacando as inovações trazidas pelo modelo de Justiça 5.0 e sua contribuição para o aprimoramento do trabalho dos servidores. Diana também apresentou o projeto da Central Multidisciplinar da Corregedoria, do qual os comissários farão parte, ressaltando o compromisso da CGJ-MA com o fortalecimento da categoria.
Na sequência, o juiz Rommel Viegas conduziu a palestra “O protagonismo do Comissário na Execução do Projeto Patrulha Henry Borel”, enfatizando o papel estratégico dos comissários na prevenção e no combate à violência contra crianças e adolescentes.

“O trabalho dos comissários é essencial, especialmente no cumprimento de medidas protetivas e no acompanhamento de situações de vulnerabilidade. São profissionais que atuam com coragem e sensibilidade”, afirmou o magistrado.
O encontro também contou com uma roda de conversa entre os comissários e comissárias, proporcionando um espaço para trocas de experiências, compartilhamento de desafios e fortalecimento dos laços profissionais.A comissária e diretora de Relações Sindicais, Elaine Bastos, destacou a importância da mobilização da categoria:
“Estamos aqui para mostrar que os comissários são parte fundamental do sistema de justiça. O que ouvimos hoje precisa ecoar nas instâncias superiores. Nosso trabalho transforma vidas”, destacou.Ao final, foram apresentadas deliberações sobre a carreira dos comissários, que serão formalmente encaminhadas ao Tribunal de Justiça do Maranhão, consolidando os encaminhamentos do encontro.
Sedo eles: Elaboração de requerimento solicitando a realização de concurso de ingresso para o cargo de comissário.
Solicitação de esclarecimento sobre as vagas existentes para o concurso de remoção e elaboração do manual do comissário.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes do Judiciário e do Sindjus-MA, entre eles: a diretora do Fórum, Andreia Furtado; a juíza Daniela Bonfim, representando a Corregedoria-Geral da Justiça; o juiz José Américo; o vice-presidente do Sindjus-MA, Fagner Damasceno; o secretário-geral Artur Estevam; o diretor financeiro Márcio Luís; o diretor de mobilização Loucélio Roza; o diretor de Esporte e Lazer Andressandro Resende; a diretora de Combate ao Assédio Moral Joyce Negromonte; o ouvidor do Sindjus-MA Luciano Veras, além de diversos comissários e comissárias de Justiça da Infância e Juventude.
“Quero agradecer profundamente a presença de cada um e cada uma aqui hoje. Este encontro é um marco de reconhecimento e fortalecimento da nossa carreira. Seguiremos juntos, lutando por valorização, estrutura e respeito. Parabéns a todos os comissários e comissárias pelo seu dia e pela dedicação à infância e juventude do nosso estado”, agradeceu, o presidente do Sindjus-MA, George Ferreira.Acesse a galeria de fotos Aqui!

