Diretor do Sindjus-MA, Nonato Moraes, toma posse no Instituto Histórico e Geográfico de Viana
24/04/2026 | 17:02 - matéria visualizada 153 vezes.png)
No último dia 18 de abril, em uma solenidade marcante realizada na sede da Academia Vianense de Letras (AVL), o Diretor de Assuntos Socioambientais do SINDJUS-MA, Raimundo Nonato Moraes Andrade, tomou posse como novo membro do Instituto Histórico e Geográfico de Viana (IHGV). Conhecido amplamente como Nonato Moraes, o ambientalista passa a ocupar a Cadeira nº 27, que tem como patrono o saudoso pesquisador Raimundo Antônio Mendonça, o "Seu Catu".
Em sua fala, Nonato Moraes ressaltou a importância desse marco em sua trajetória:
“O nosso ingresso no Instituto Histórico e Geográfico de Viana (IHGV), pra nós, é um marco histórico na nossa trajetória de vida. Ocupar a cadeira de nº. 27 patroneada pelo Senhor Raimundo Antônio Mendonça, (Seu Catu), cuja biografia demonstra o seu espírito empreendedor desde a juventude, nos impõe uma responsabilidade e compromisso sem mensura de tamanho.
Agradeço à Confreira Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz e à sua família pelo aceite do nosso nome para representar o seu digníssimo pai e ilustre Vianense, cuja história profissional foi marcada pelo respeito e espírito público.
Nosso compromisso será o de honrar sua História e junto aos meus Confrades e Confreiras fazer, desta instituição, um instrumento de pesquisa e serviço de informação à nossa comunidade Vianense.
Externo agradecimentos ao nosso presidente Dr. Joaquim de Oliveira Gomes, membros da Diretoria, Confrades e Confreiras, pela recepção e solenidade ofertada a mim, às Confreiras empossadas Cleyci Machado Nunes, Lauryfrancy Coelho Gomes e Larissa Gomes Pimenta, e a todos os convidados presentes”, externou Nonato.
.png)
.png)
.png)
.png)
Nonato Moraes com Pollyanna Gouveia, membro da Academia Vianense de Letras e do IHGV, e familiares de ‘Seu Catu’.
A cerimônia foi prestigiada pelo Vice-Presidente do Sindjus-MA, Fagner Damasceno, que acompanhou o ato de posse em demonstração de apoio à trajetória intelectual e social do diretor.
“Foi muito importante participar desse momento de indicação e aprovação de um colega para compor o quadro do Instituto Histórico e Geográfico de Viana (IHGV). Trata-se de alguém que há mais de 20 anos contribui com o Poder Judiciário. A diretoria do sindicato, representada pela vice-presidência, não poderia deixar de estar presente em um momento de reconhecimento de toda uma trajetória dedicada à vida acadêmica e ao serviço prestado à sociedade”, disse o vice-presidente Fagner Damasceno.
.png)
Trajetória e Mérito
Natural de Cajari e cidadão vianense por título honorífico recebido em 2012, Nonato Moraes possui uma vasta folha de serviços prestados à região. Graduado em Geografia e pós-graduado em Gestão Ambiental e Gestão Pública, ele é uma voz ativa na preservação ambiental, presidindo atualmente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré.
O Patrono
Ao assumir a Cadeira nº 27, Nonato honra o legado de Seu Catu (1937-2003), que foi uma figura central para a história local. Seu Catu atuou como comerciante, professor e chefe de órgãos como o INPS e o IBGE, sendo um profundo conhecedor da geografia e da gente de Viana.
Para o SINDJUS-MA, a ascensão de Nonato Moraes ao IHGV representa o reconhecimento de sua dedicação não apenas às causas da categoria judiciária, mas também ao patrimônio histórico e ambiental do Maranhão.

