Impactos da reforma administrativa: SINDJUS-MA acompanha cenário e alerta servidores

10/06/2025 | 15:58 - matéria visualizada 398 vezes


Por Lúcio Silva

São Luís, Maranhão – As discussões sobre a Reforma Administrativa estão em pleno andamento na Câmara dos Deputados e o SINDJUS-MA, que está antenado e atua firmemente nessa questão, reitera o alerta à sua base sobre os potenciais impactos para os direitos dos servidores públicos do Poder Judiciário e para o futuro do serviço público brasileiro.
A audiência de hoje, 10, teve como tema “Reforma Administrativa: Uma Visão Geral”. O debate marcou uma série de discussões técnicas e políticas sobre as mudanças na estrutura e funcionamento da administração pública. Embora o governo federal e a Câmara dos Deputados busquem concentrar esforços na construção de uma proposta que, segundo a Ministra da Gestão, Inovação no Serviço Público, Esther Dweck, visa modernizar a máquina pública sem retirada de direitos, o SINDJUS-MA compreende a necessidade de vigilância máxima, pois a experiência tem demonstrado que o termo "reforma administrativa" frequentemente associa-se a projetos de redução do Estado e precarização das relações de trabalho.

Análise da Situação Trabalhista e Bandeiras de Luta

Para os servidores públicos do Poder Judiciário e do funcionalismo em geral, as implicações da Reforma Administrativa podem ser profundas. As principais bandeiras de luta do SINDJUS-MA e das demais entidades sindicais focam na manutenção da estabilidade, um pilar fundamental para a autonomia e imparcialidade do servidor; na garantia de direitos adquiridos, essenciais para a segurança jurídica e o reconhecimento da carreira; e na valorização das carreiras, com planos claros de progressão e remuneração justa.

Mobilização Nacional e Próximos Passos Cruciais

O SINDJUS-MA está intensamente mobilizado na defesa de um debate intenso sobre a Reforma Administrativa. O Sindicato participou, em 6 de junho, de uma importante reunião virtual da "Frente Servir", uma coalizão que uniu 245 lideranças sindicais e a Fenajud para debater ações contra a retomada da Reforma no Congresso.
A agenda do GT na Câmara dos Deputados prevê 45 dias de debates. Para a próxima terça-feira, 17 de junho, às 9h30, está agendada uma nova audiência pública na sala de apoio da comissão, com foco em servidores públicos e sindicatos. No período da tarde, será realizada outra audiência com o setor produtivo.

Para o presidente do SINDJUS, George Ferreira, o cenário que se desenha com a retomada da discussão da Reforma Administrativa exige a máxima atenção de cada servidor público. “O SINDJUS-MA está acompanhando de perto cada movimento e participando ativamente de todas as instâncias de debate, como a audiência pública de hoje e as reuniões da Frente Servir, ao lado da FENAJUD e de outras centrais sindicais. Não podemos aceitar que, sob o pretexto de modernização, direitos históricos como a estabilidade sejam ameaçados, ou que a qualidade do serviço público seja comprometida pela precarização. Este é o momento de união, de informação e, acima de tudo, de mobilização.", finalizou o presidente.
Ícone de ImpressãoVersão para Impressão