Sindjus-MA convida desembargador Ney Bello para ministrar a palestra magna do Conjusma 2025

24/09/2025 | 15:15 - matéria visualizada 196 vezes



A Diretoria do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA) realizou visita institucional ao desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Na ocasião, o Sindjus-MA realizou convite oficial para que o magistrado ministre a Palestra Magna do Congresso dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Conjusma), com o tema: “Servidor de Justiça, Protagonista da Democracia: valorização, direitos e futuro”. O evento será realizado de 20 a 22 de novembro, em São Luís.

Com a aceitação do convite, o desembargador Ney Barros Bello Filho é o primeiro palestrante confirmado do congresso, que reunirá servidores e lideranças para discutir os desafios e as perspectivas da categoria diante do cenário político e institucional brasileiro. Ao receber a comitiva do Sindjus-MA, o magistrado ressaltou a relevância da entidade na defesa dos servidores da Justiça estadual e destacou a importância do permanente diálogo entre as instituições e a sociedade civil organizada.

“A confirmação da presença do desembargador Ney Bello no Conjusma reforça nosso compromisso com o diálogo e com a promoção de debates qualificados sobre a valorização da categoria. Sua escolha como primeiro palestrante é extremamente pertinente, pois ele conhece de perto a realidade do Judiciário brasileiro e tem muito a contribuir com reflexões sobre o papel do servidor público na construção da Justiça e da democracia”, destacou o presidente do Sindjus-MA, George Ferreira.

CURRÍCULO

Ney Barros Bello Filho é brasileiro, nascido em 23 de março de 1969, em São Luís. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutor em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com pesquisa desenvolvida na Universidade de Coimbra, em Portugal, e na Università degli Studi di Lecce, na Itália. É também pós-doutor em Direito Constitucional pela PUC-RS (2010).

Atualmente, Ney Bello é desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e corregedor regional do mesmo tribunal. Além disso, o magistrado integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Ambiental e da Revista de Direito Ambiental. Atua como professor adjunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos cursos de graduação e mestrado; é professor no IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público e diretor da Faculdade de Direito da UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

O CONGRESSO

O Congresso dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Conjusma) será realizado de 20 a 22 de novembro de 2025 e terá como tema central: “Servidor da Justiça, Protagonista da Democracia: valorização, direitos e futuro”. A iniciativa visa oferecer um espaço democrático de debate sobre questões específicas da categoria, o aprimoramento das condições de trabalho no serviço público e a definição das diretrizes de atuação do sindicato.
 
Ícone de ImpressãoVersão para Impressão